sábado, 20 de junho de 2009

A ressurreição do corpo


Eis aqui um assunto de grande polêmica, como será a ressurreição dos mortos no dia em que Jesus retornar para buscar a sua igreja?Uns dizem que só os salvos ressuscitarão, outros afirmam que todos ressuscitarão (salvos e não salvos); baseado na santa palavra de Deus venho por meio deste artigo tentar tirar as dúvidas que passam pela sua cabeça.
Em João 5.29 a palavra de Deus nos fala: “E os que fizeram o bem sairão para a vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação.” Ou seja, todos ressuscitarão quer sejam salvos ou não.
Porém a bíblia afirma que não serão todos ressurretos na mesma hora, pois como fala em 1º Coríntios 15.52 – os mortos ressuscitarão incorruptíveis (ou seja, sem pecado para a vida eterna), e nós seremos transformados para a vida eterna. Então se baseando na bíblia podemos afirmar que essa ressurreição é a primeira ressurreição a qual tem por objetivo buscar a Igreja de Cristo. A segunda ressurreição (1000 anos após a primeira está citada em Ap. 20.5) a qual ressuscitará os condenados. No versículo seguinte (Ap. 20.6) a palavra de Deus nos mostra claramente que haverá duas ressurreições, pois diz que é bem aventurado e santo aquele que tem parte na PRIMEIRA RESSURREIÇÃO, pois sobre estes não tem poder a segunda morte (que é a segunda ressurreição).
Voltando a falar daqueles que não sabem como ressuscitarão os mortos, quero baseado na carta de Paulo aos Coríntios trazer a resposta dessa grande dúvida de alguns crentes.Em 1º Coríntios 15.35 diz: “Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?”
A resposta esta na mesma carta de Paulo no verso 38 o qual diz: “Mas Deus dá-lhe o corpo como quer e a cada semente, o seu próprio corpo.” Ou seja, tantos os salvos como os condenados virão com corpos escolhidos por Deus, os salvos com corpos incorruptíveis e prontos para habitar a cidade santa, os condenados com corpos preparados para sofrerem eternamente no fogo que arde com enxofre preparado para os tais.
Gostaria de acrescentar alguns versículos que complementam e ajudam a entender melhor esse assunto:

“Porque convém que isto que é corruptível se revista de incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista de imortalidade” – 1º Coríntios 15.53 – Como já citei acima, os salvos terão que ser incorruptíveis para habitar a cidade santa (novo céu e nova terra), terão que alcançar a imortalidade, abater este que é o derradeiro inimigo do homem, A MORTE, para só então viver uma eternidade com Deus. E para isso é necessário a ressurreição dos mortos em Cristo e a transformação dos vivos no arrebatamento.

Também como diz lá em 1º Coríntios 2.19 – “...As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu e não SUBIRAM ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam”. – A ressurreição é necessária para que os crentes venham ser tudo quanto Deus pretendeu para o ser humano, quando o criou.

“E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. – João 17.3 – Outra razão da ressurreição é para que os crentes em Cristo, remidos no seu Santo Sangue, venham conhecer Deus de modo completo, conforme Ele quer que eles o conheçam.

Quero aqui ainda deixar 3 outras razões pela qual a ressurreição é necessária:

1ª - O corpo é parte essencial da total personalidade do homem; o ser humano é incompleto sem o corpo. Por seguinte a redenção que Cristo oferece abrange a pessoa total, inclusive o corpo (Rm. 8.18-25)
2ª – O corpo é o templo do Espírito Santo (1º Coríntios 6.19); na ressurreição ele voltará a ser o templo do Espírito.
3ª – Para desfazer o resultado do pecado em todas as áreas, o derradeiro inimigo do homem ( a morte do corpo) deve ser aniquilado pela ressurreição (1º Coríntios 15.26).

Pregador João Paulo da Luz
Se você desejar baixar esse estudo em arquivo .doc (word), clique no link a seguir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário